sexta-feira, 1 de julho de 2011

Desembargador suspeito de vender sentenças



Primo do senador Aécio Neves é apontado pela PF como o lobista da quadrilha criminosa que foi detida nesta quinta-feira


TJMG/Divulgação
Hélcio Valentim
Hélcio Valentim é um dos desembargadores mais jovens de Minas Gerais
Relatório sigiloso da Polícia Federal (PF) aponta o desembargador Hélcio Valentim de Andrade Filho, de 46 anos, do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), como o chefe da organização criminosa que cobrava propina de até R$ 180 mil em troca de decisões judiciais (habeas corpus).


No início da noite desta quinta-feira, a assessoria do TJMG comunicou que o desembargador foi afastado de suas funções por 60 dias. A determinação partiu do ministro Massami Uyeda, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O presidente do TJMG determinou, ainda, que todas as providências solicitadas pela Polícia Federal fossem imediatamente atendidas, para colaborar com as investigações.

Com autorização judicial, a PF realizou nesta quinta-feira busca e apreensão de documentos no gabinete do magistrado, em Belo Horizonte, dentro do inquérito da Operação Jus Postulandi.

Em seguida, o desembargador Hélcio Valentim foi conduzido coercitivamente pela PF até Brasília, onde está prestando depoimento neste momento na Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) dentro do inquérito nº 743, relatado pelo ministro Massami Uyeda. O interrogatório teve início às 14 horas e não tem hora para acabar.

Pelo menos cinco pessoas acusadas de participarem do esquema de venda de habeas corpus no plantão do TJMG estão presas. Entre os detidos está Tancredo Aladin Rocha Tolentino, primo do senador Aécio Neves (PSDB), e apontado pelo PF como sendo o lobista da quadrilha.

Fonte: Jornal Hoje em Dia

4 comentários:

Anônimo disse...

Engraçado: não me recordo de nenhuma comoção na grande mídia sobre tal caso, envolvendo alguém ligado por laços familiares a um político do PSDB. A ética e indignação deles é seletiva? ...

Anônimo disse...

Muito bom seu blog (:
http://meus18anos2.blogspot.com

Anônimo disse...

Muito bom seu blog (:
http://meus18anos2.blogspot.com

Anônimo disse...

Muito bom seu blog (:
http://meus18anos2.blogspot.com